quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma boa prova


Veja algumas dicas de como elaborar a avaliação
escrita em sala de aula, segundo diferentes autores

1Ter clareza do objetivo de cada pergunta. É preciso haver intencionalidade.
2Buscar que sejam adequadas ao nível dos alunos, com questões bem distribuídas, entre fáceis, médias e difíceis.
3Elaborar as questões com perguntas que sejam relevantes e evitar pegadinhas.  Tem de ter um tema predominante. Evitar os extremos: nem tão geral, nem tão específico, pedindo "a nota de rodapé".
4Se possível, buscar contextualizar os problemas ou, pelo menos, procurar apresentá-los de forma a provocar o raciocínio e evitar somente respostas memorizadas.
5Ser rigoroso com a linguagem, evitando perguntas genéricas. O comando, ou seja, o que se quer de cada resposta deve estar muito claro. Evitar o uso de questões com o uso de negativa, que posteriormente prejudicam a análise da prova.
6Ser coerente com as aulas e as estratégias
previamente utilizadas nas aulas.
7Evitar provas exaustivas, que demandam muito
tempo de realização. Isso não contribui para a
qualidade do instrumento.
8Planejar a prova com antecedência, com tempo
para reler as questões, refazê-las e depurá-las.
9A escolha do formato deve estar a serviço do objetivo. Questões de múltipla escolha podem ser tão boas com quatro opções do que de cinco, por exemplo. Para o Ensino Fundamental I, é melhor utilizar três alternativas; para o Ensino Fundamental II, quatro.
10Atenção aos detalhes: cuidado com a correção gramatical, e com o uso de gráficos com cores e tamanhos que depois podem ser prejudicados na reprodução.


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