Veja
algumas dicas de como elaborar a avaliação
escrita em sala de aula, segundo diferentes autores
escrita em sala de aula, segundo diferentes autores
1Ter
clareza do objetivo de cada pergunta. É preciso haver
intencionalidade.
2Buscar
que sejam adequadas ao nível dos alunos, com questões bem
distribuídas, entre fáceis, médias e difíceis.
3Elaborar
as questões com perguntas que sejam relevantes e evitar pegadinhas.
Tem de ter um tema predominante. Evitar os extremos: nem tão geral,
nem tão específico, pedindo "a nota de rodapé".
4Se
possível, buscar contextualizar os problemas ou, pelo menos,
procurar apresentá-los de forma a provocar o raciocínio e evitar
somente respostas memorizadas.
5Ser
rigoroso com a linguagem, evitando perguntas genéricas. O comando,
ou seja, o que se quer de cada resposta deve estar muito claro.
Evitar o uso de questões com o uso de negativa, que posteriormente
prejudicam a análise da prova.
6Ser
coerente com as aulas e as estratégias
previamente utilizadas nas aulas.
previamente utilizadas nas aulas.
7Evitar
provas exaustivas, que demandam muito
tempo de realização. Isso não contribui para a
qualidade do instrumento.
tempo de realização. Isso não contribui para a
qualidade do instrumento.
8Planejar
a prova com antecedência, com tempo
para reler as questões, refazê-las e depurá-las.
para reler as questões, refazê-las e depurá-las.
9A
escolha do formato deve estar a serviço do objetivo. Questões de
múltipla escolha podem ser tão boas com quatro opções do que de
cinco, por exemplo. Para o Ensino Fundamental I, é melhor utilizar
três alternativas; para o Ensino Fundamental II, quatro.
10Atenção
aos detalhes: cuidado com a correção gramatical, e com o uso de
gráficos com cores e tamanhos que depois podem ser prejudicados na
reprodução.
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