quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CONHEÇA A REUNIÃO DE CONSELHO DE TURMA DE AVALIAÇÃO BIMESTRAL



O diretor de turma deverá se preocupar em providenciar os encaminhamentos dos instrumentais necessários à construção da Reunião Bimestral de Conselho de Turma. As reflexões feitas nas reuniões bimestrais são muito valiosas para escola e poderão contribuir de maneira ímpar para a construção de planos de intervenção pedagógica. Segue, abaixo, um detalhamento sobre as características de uma Reunião Bimestral de Conselho de Turma para que o diretor de turma tenha mais segurança em relação às providências e ao andamento da mesma:



A Reunião Bimestral do Conselho de Turma deve acontecer no encerramento de cada bimestre e ser presidida pelo Diretor de Turma. Os objetivos da mesma são: a realização de uma apreciação quantitativa e qualitativa dos estudantes, uma análise do perfil global da turma no que tange aos aspectos afetivo e cognitivo, assim como as possíveis estratégias de superação e uma análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares (Formação Cidadã e Estudo Orientado).

Os instrumentais que devem ser providenciados são os seguintes: 1. Convocatórias (construídas pelo(a) Coordenadora Escolar do Projeto Diretor de Turma e enviadas com oito dias de antecedência para os participantes da reunião), 2. Auto-avaliação Global (preenchida bimestralmente pelos alunos), 3. Entrada da Ata (providenciada pelo diretor de turma antes da reunião acontecer, ela contém abertura, pauta da reunião e quadro para assinatura dos presentes), 4. Grade Bimestral (previamente construída pelo diretor de turma em parceria com a secretaria escolar) e 5. Coletas de Informação para Avaliação (Preenchida mensalmente pelos professores e entregue em tempo hábil aos respectivos diretores de turma para que eles possam analisá-las e tecer reflexões sobre aqueles registros no momento da reunião).

Os participantes da Reunião Bimestral são os membros do conselho de turma, isto é: o diretor da turma, o coordenador dos diretores de turma da escola, todos os professores daquela turma, o representante de pais e o representante de alunos. As experiências com o Projeto Professor Diretor de Turma demonstraram ser importante a presença do diretor administrativo da escola e do vice-representante de sala nessas reuniões intercalares. O diretor administrativo passa a perceber mais propriamente a importância do Projeto e o líder e o vice-líder ajudam-se mutuamente na mesma.

A Pauta da Reunião Bimestral do Conselho de Turma é a seguinte:

1 Informações do núcleo gestor:
Antes de a reunião Bimestral acontecer, o núcleo gestor se reúne com o diretor de turma e repassa, de maneira sistematizada, todos os informes acerca das atividades que foram, estão e serão desenvolvidas pela escola. O diretor de turma, preferencialmente, é o responsável por transmitir essas informações no início da reunião.

2 Análise e Reflexão com os Representantes dos Alunos e dos Pais sobre a Dinâmica da Turma:
* Reflexões do Representante de Pais:
Considerações sobre as mudanças de postura de seu filho e dos filhos dos demais pais, anseios, dúvidas, questionamentos, expectativas, elogios etc.
* Reflexões do Representante de Alunos (Líder da Turma):
O líder da turma deverá sistematizar sua fala nos seguintes aspectos:
- Pontos positivos e a melhorar em cada professor(a) da turma;
- Principal(is) problema(s) da turma na compreensão dos alunos (e possíveis soluções);
- Pontos positivos e a melhorar em relação ao Diretor de Turma, Núcleo Gestor, Funcionários etc.
Observação: Os representantes de pais e de alunos deixam a reunião exatamente após as suas considerações.

3 Apreciação qualitativa e quantitativa por aluno:
Os estudantes serão avaliados quanto ao comportamento (conteúdos atitudinais) e em relação ao desempenho nas disciplinas (conteúdos conceituais). As discussões aqui devem girar em torno dos casos mais acentuados, que requerem medidas pedagógicas a curto prazo.

4 Apreciação global da turma nos aspectos cognitivo, afetivo e eventuais estratégias de superação:
Discussão sobre o ritmo de aquisição e percepção dos conhecimentos por parte dos alunos, seus avanços e dificuldades, suas posturas na sala em relação aos demais estudantes, vínculos afetivos, pontos a melhorar etc.

5 Apoios e complementos educativos:
Aqui são traçadas estratégias de apoio e complementos educativos para os alunos com baixo desempenho nas disciplinas e/ou com problemas de comportamento. Podem ser nomeados monitores para ajudar estes alunos com mais dificuldades, sugeridas estratégias de ensino e de conduta dos docentes quanto ao trabalho em sala, planejadas atividades especiais para os estudantes etc.

6 Planos de acompanhamento e de recuperação:
Discussão sobre a construção de um plano de acompanhamento e recuperação de alunos com baixo desempenho, que seja comum a todas as disciplinas e que possa, de maneira eficaz, contribuir para o alcance da competência que se espera dos mesmos.

7 Análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares (Formação Cidadã e Estudo Orientado):
Diante das avaliações feitas até aqui e daquilo que foi diagnosticado em relação à postura intelectual e comportamental dos estudantes, o conselho deverá atribuir um conceito para cada aluno em relação à Formação Cidadã e ao Estudo Orientado. O diretor de turma deverá registrar os conceitos (S - Satisfaz; SB - Satisfaz Bastante; NS - Não Satisfaz e E - Excelente) no diário e no instrumental Registro de Avaliação.

8 Outros assuntos:



Este ponto contempla todos os assuntos não abordados/discutidos na reunião, ou seja, comunicados, esclarecimentos, informes, questões não vistas no momento oportuno pelos membros do conselho etc.

( NUNES ALMEIDA, Jeferson Chrístyan.Orientações Metodológicas,  PPDT 2011)

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