sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

INTERESSANTE!!! Currículo e Sala de Aula devem ser Transformados


     

( Reportagem publicada no DN. 13/11/2011/ CIDADE)

          Segundo especialista, para combater a evasão, o ambiente escolar deve se adequar à realidade do aluno. O psicólogo e mestre em Educação, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, afirma que, para reduzir a evasão escolar, os gestores precisam tornar o ambiente institucional mais atrativo, transformando o currículo para a realidade do estudante, levando o lúdico para sala de aula, desenvolvendo esporte, arte e cultura no contraturno. "A escola não pode jamais desistir do aluno. É fundamental um acompanhamento individual e visitas domiciliares para saber o verdadeiro motivo das ausências", destaca. Para o coordenador de Avaliação de Educação da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Kennedy Santos, o abandono é uma questão histórica, que não pode desaparecer em curto prazo. Segundo ele, a busca do primeiro emprego, a falta de motivação, a ausência de atrativos na escola são algumas questões que influenciam na evasão.
Porém, algumas alternativas estão se demonstrando eficazes na redução do abandono: as escolas em tempo integral e o projeto Professor Diretor de Turma. Ele explica que, desde de 2007, com a criação das escolas em tempo integral, o número de matrículas nas instituições que aderiram esse modelo aumentou significativamente. "Atualmente, temos 77 escolas em tempo integral e a evasão dessa unidade é muito pequena", avalia.
Além disso, Santos acrescenta que o projeto Professor Diretor de Turma tem colaborado para que os estudantes permaneçam na escola. O coordenador afirma que quase 100% das unidades de ensino aderiram ao programa, que elege um professor por sala para avaliar os estudantes e investigar as ausências. "Esse professor faz um acompanhamento individual, estabelece contato com a família, vai até a casa do aluno. Essa iniciativa aproxima a cada dia mais o estudante da escola", ressalta.
Apesar de várias lacunas existentes na área, como a evasão escolar e a distorção idade- série, o Ceará é o primeiro do Nordeste em índices educacionais.
Conforme o professor de História e presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, o desenvolvimento educacional está diretamente ligado ao esforço dos profissionais da educação. Contudo, para diminuir tanto a evasão escolar quanto a distorção idade-série, que segundo ele, ainda são considerados problemas graves na educação do Estado, é necessária uma política pública forte de incentivo para que os estudantes permaneçam na escola. Ele ressalta que a instituição escolar deve ser integrada com condições pedagógicas, com espaços esportivos e culturais. "É preciso valorizar a educação enquanto instrumento de formação científica, humana e profissional. Para que isso aconteça, é necessário a contratação de mais profissionais, como bibliotecários e psicólogos", opina.
Projetos do governo
Superintendência Escolar
Tem a missão de acompanhar a gestão das escolas. Acontece por meio de visitas de técnicos da Seduc às escolas
Projeto Professor Diretor de Turma
Ação em que um professor da unidade de ensino fica responsável por uma determinada turma e acompanha seu desempenho. Há contato constante com os familiares e a direção da escola
Primeiro, Aprender!
Ação conjunta e articulada das diversas disciplinas, no âmbito da rede estadual de ensino, com vistas a desenvolver a capacidade de leitura, compreensão textual e articulação lógico-formal de conteúdos.
Karla Camila Especial para Cidade (Diário do Nordeste)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

III ENCONTRO COM OS COORDENADORES REGIONAIS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA 14/12/2011

Professores PPDT

Nesta semana no Auditório da SEDUC- Ce realizou-se o III Encontro com os CRPPDT.
Tivemos um dia repleto de informações importantes ao Projeto, e momentos bem preciosos como a :

- Palestra: Formação para a Cidadania – Prof. Dr. Rosendo Amorim - SEDUC 

- Socialização de experiência – Profª DT Alexandra Sousa – 2ª CREDE
  
OBS: Como sugestão   de leitura o livro ÉTICA E CIDADANIA: Educação para Formação  de Pessoas Éticas./ Márie dos Santos Ferreira e Raphaela Cândido (organizadoras).- Fortaleza: Edições UFC, 2010.

Estas informações serão socializadas detalhadamente para todos vocês.

“É difícil determinar o que resume a vida de uma pessoa. Uns dizem que são as amizades que deixou. Outros dizem que é a fé que teve. Outro, o quanto amou. Outros dizem que a vida não tem sentido algum.
Quanto a mim...eu acho que é a quantidade de pessoas que seguem o nosso exemplo”.

                      Jack Nicholson e Morgan Freeman
                                              (Filme Antes de Partir)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Valor de Novembro: TOLERÂNCIA (Sugestões)

Frases de Tolerância





Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.


A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.


Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.


Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.


O sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes; é o fracasso que as faz ásperas e ruins.


Só o amor e a arte tornam a existência tolerável.


"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"


A Arte da Tolerância (Frei Betto)

Tolerância é a capacidade de aceitar o diferente. Não confundir com o divergente.

Intolerância é não suportar a pluralidade de opiniões e posições, crenças e idéias, como se a verdade fizesse morada em mim e todos devessembuscar a luz sob o meu teto.

Conta a parábola que um pregador reuniu milhares de chineses para pregar-lhes a verdade. Ao final do sermão, em vez de aplausos houve um grande silêncio.

Até que uma voz se levantou ao fundo: "O que o senhor disse não é a verdade". O pregador indignou-se: "Como não é verdade? Eu anunciei o que foi revelado pelos céus!"

O objetante retrucou: "Existem três verdades. A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira".

Só os intolerantes se julgam donos da verdade. Assim ocorre com Milosevic, ao manter-se intransigente e não admitir os direitos dos kosovares, e com Clinton, ao decidir que seus mísseis são o melhor argumento para convencer o mundo de que a Casa Branca tem sempre razão.

Todo intolerante é um inseguro. Por isso, aferra-se a seus caprichos como um náufrago à tábua que o mantém à tona.

Ele não é capaz de ver o outro como outro. A seus olhos, o outro é um concorrente, um inimigo ou, como diz um personagem de Sartre, "o inferno". Ou um potencial discípulo que deve acatardocilmente suas opiniões.

O tolerante evita colonizar a consciência alheia. Admite que, da verdade, ele apreende apenas alguns fragmentos, e que ela só pode ser alcançada por esforço comunitário. Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada.

Pode-se aplicar ao tolerante o perfil descrito por São Paulo no Hino ao Amor da 1ª carta aos Coríntios (13, 4-7): "é paciente e prestativo, não é invejoso nem ostenta, não se incha de orgulho e nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita nem guarda rancor. Não se alegra com a injustiça e se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Ser tolerante não significa ser bobo. Tolerância não é sinônimo de tolice.

O tolerante não desata tempestade em copo d’água, não troca o atacado pelo varejo, não gasta saliva com quem não vale um cuspe.

Ele jamais cede quando se trata de defender a justiça, a dignidade e a honra, bem como o direito de cada um ter seus princípios e agir conforme sua consciência, desde que isso não resulte em opressão ou exclusão, humilhação ou morte.

Das intolerâncias, a mais repugnante é a religiosa, pois divide o que Deus uniu.

Quem somos nós para, em nome de Deus, decretar se esses são os eleitos e, aqueles, os condenados?

Só o amor torna um coração verdadeiramente tolerante. Porque quem ama não contabiliza ações e reações do ser amado e faz da sua vida, um gesto de doação.




Hino à Tolerância

Já será grande a tua obra se tiveres conseguido levar a tolerância ao espírito dos que vivem em volta; tolerância que não seja feita de indiferença, da cinzenta igualdade que o mundo apresenta aos olhos que não vêem e às mãos que não agem; tolerância que, afirmando o que pensa, ainda nas horas mais perigosas, se coíba de eliminar o adversário e tenha sempre presente a diferença das almas e dos hábitos; dar-lhe-ão, se quiserem, o tom da ironia, para si próprios, para os outros; mas não hão-de cair no cepticismo e no cómodo sorriso superior; quando chegar o proceder, saberão o gosto da energia e das firmes atitudes. Mais a hão-de ter como vencedores do que como vencidos; a tolerância em face do que esmaga não anda longe do temor; então, antes os quero violentos que cobardes.
Mas tu mesmo, Marcos, com que direito és tolerante? Acaso te julgas possuidor da verdade? Em que trono te sentaram para que assim olhes de cima o resto dos humanos e todo o mundo em redor? Por que tão cedo te separas de compreender e de amar? Tens a pena do rico para o pobre, dás-lhe a esmola de lhe não fazer mal; baixaste a suportar o que é divino como tu; e queres que te vejamos superior porque já te não deixas irritar por gestos ou palavras dos irmãos. Mais alto te pretendo e mais humilde; à tolerância que envergonha substitui o cálido interesse pedagógico, o gosto fraternal de aprender e de guiar; não levantes barreiras, mas abate-as; se consideras pior o caminho dos outros vai junto deles, aconselha-os e guia-os; não os deixes errar só porque os dominarias, se quisesses; transforma em forte, viva chama o que a pouco e pouco se dirige a não ser mais que um gelado desdém.
Agostinho da Silva, in 'Considerações'




Tolerância não é Igualdade

Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Sobre a intolerância já fizemos muitas reflexões. A intolerância é péssima, mas a tolerância não é tão boa quanto parece. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.
José Saramago, in 'Globo (2003)'

A tolerância

A tolerância depende de duas outras qualidades: Compreensão e Amor. Quando compreendo que todos estamos aqui desempenhando os nossos respectivos papéis e que cada um tem o direito de ser como é, sou capaz de tolerar o comportamento de qualquer pessoa, por mais provocativo que ele seja. Se alguém está errando e não faz nada para mudar essa atitude, só posso ter misericórdia. Se está se empenhando em transformar o erro, só posso ter respeito. Tolerância é o amor que oscila entre misericórdia e respeito.
Ken O'Donnell, A paz começa em si. Ximmm ximmm Viva a Vida*Viva 2008*
Publicação: quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 0:30 por manuelapinheiro



re: A Tolerância

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 8:30 por boogie
Olá Manuela
Admitir que os outros possam estar errados é termos a certeza de que nós próprios é que estamos no caminho certo. Estaremos?
Penso que quando chegamos à conclusão de que cometemos um erro não podemos transformá-lo. É um facto consumado. Podemos sim é aceitar as consequências do nosso erro e tentar não voltar a praticá-lo.
A tolerância e a misericórdia relativamente aos erros que os outros praticam têm limites. Dependem da natureza e da gravidade do erro e dos efeitosque o mesmo possa ter tido na vida dos outros.
Sou tolerante em relação às opções de cada um e respeito o direito à diferença. Não sou tolerante relativamente àqueles cujos erros atingiram direitos fundamentais de terceiros.
Aceito os pequenos erros que cada um de nós comete no seu quotidiano sem consequências gravosas para os outros. Mas, se for eu prória a cometer um erro a tolerância é zero.
Penso que a tolerância tem a ver com o respeito pelos outros e com a capacidade de compreendermos os seus problemas. O amor é algo mais complexo.
Um bom ano para ti.
Beijinhos
Boogie 



Links pesquisados:



http://www.citador.pt/textos/tolerancia-nao-e-igualdade-jose-de-sousa-saramago








XXI ENCONTRO DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, NO CEARÁ

Acontecerá nos dias 17 e 18 de Novembro de 2011, em Fortaleza no Auditório BNB Passaré, em comemoração ao 30º Aniversário da ANPAE- SEÇÃO CEARÁ 1981 A 2011, O XXI ENCONTRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO, NO CEARÁ , cuja temática é EDUCAÇÃO EMOCIONAL: A COMPLEMENTARIDADE ENTRE RAZÃO E AFETIVIDADE, um dos destaques deste importante evento é o palestrante professor Dr. Juan Casassus com " O Desenvolvimento das Competências Emocionais- A empatia na comunicação". Representando a 8ª CREDE, participarão do evento 01 Superintendente Escolar, a CRPPDT, 02 Coord. Escolares  (CPDT) e 03 Professores (PDT).


Breve compartilharemos a experiência do Encontro para todos vocês!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro com Diretores Escolares ( Outubro de 2011)


No dia 10 de Outubro, na EEM Almir Pinto na cidade de Ocara aconteceu o Encontro com os Diretores das Escolas Estaduais do Maciço de Baturité. Participaram deste encontro a Coordenação, Supervisão, Superintendência Escolar e a Coordenação Regional do PPDT da 8ª CREDE.

A pauta referente ao PPDT foi :

“ A importância e colaboração do Núcleo Gestor nas Ações de Alinhamento ao Projeto”

Durante a pauta foram apresentadas:

  • Mensagem reflexiva,
  • Objetivo e princípios do projeto;
  • Participação do núcleo gestor junto ao PPDT;
  • Dicas importantes para o acompanhamento do projeto;
  • Avaliação de percepção do projeto com todos os gestores presentes;
  • Divulgação do BLOG (http://ppdtcrede08.blogspot.com)

Queridos Professores DT, seja um divulgador do Projeto junto aos Gestores de sua escola, e lembrem-se que o Coordenador Escolar também é o Coordenador do Projeto na Escola, portanto saiba quais informações, orientações e novidades eles têm para socializá-los.

Um grande abraço!
Paula Gomes ( CRPPDT)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VALOR: Simplicidade ( Frases, Músicas , Mensagens e Poesias)


Frases de Simplicidade



"Simplicidade, simplicidade, simplicidade! Tenha dois ou três afazeres e não cem ou mil; em vez de um milhão, conte meia dúzia... No meio desse mar agitado da vida civilizada há tantas nuvens, tempestades, areias movediças e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar - se ele não afundar e definitivamente acabar não fazendo sua parte - por uma técnica simples de previsão, além de ser um grande calculista para ter sucesso. Simplifique, simplifique."
( Henry Thoreau )
"Simplicidade é a sofisticação máxima."
( Leonardo da Vinci )
"Simplicidade é a realização máxima."
( Chopin )


"Sempre reverenciei, não a verbosa rusticidade, mas a santa simplicidade."
( São Jerônimo )
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
( Clarice Lispector )


"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."
( Henry Wadsworth )


"Há mais simplicidade no homem que come caviar por impulso, do que naquele que come nozes por princípio."
( G. K. Chesterton )

"É melhor ser desprezado por viver com simplicidade do que ser torturado por viver em permanente simulação."
( Sêneca )


"Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas: a simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda O encontra e Nele se rejubila."
( Tomás de Kempis )


"Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas: a simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda O encontra e Nele se rejubila."
( Tomás de Kempis )

"Cumpre falar com simplicidade das idéias complicadas e com sutileza das idéias simples."
( Jean Cocteau )


"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio."
( George Bernard Shaw )


"A simplicidade é uma força que vence todas as astúcias."
( Stendhal )

"A simplicidade não é a renúncia ao orgulho, mas a substituição de um orgulho por outro."
( Eric Hoffer )



Simplicidade

MENSAGENS

O Verdadeiro é Simples
O verdadeiro, o bom, o inigualável é simples e é sempre idêntico a si mesmo, seja qual for a forma sob a qual ocorre. Pelo contrário, o erro, sobre o qual sempre recairá a censura, é de uma extrema diversidade, diferente em si mesmo, em luta não apenas contra o verdadeiro e bom mas também consigo mesmo, sempre em contradição consigo próprio. É por isso que em todas as literaturas as expressões de censura hão-de ser sempre muito mais que as palavras destinadas aos louvores.

Johann Wolfgang von Goethe, in "Máximas e Reflexões"



SIMPLICIDADE
Às vezes as coisas parecem tão desajeitadas

Sem um sentido, uma lógica pra se guiar

Mas, está tudo certo

Tudo segue bem e firme


É que nós estamos sempre querendo justificar e entender tudo

É uma energia gasta a toa


Independe de meu entendimento, o sol estar no alto,

As plantas crescerem, as flores abrirem...

O que os outros vão fazer ou dizer.

Quem vai gostar ou não de mim.


Em alguns projetos nos envolvemos bastante

Trabalhamos demais, nos desgastamos

E por algum motivo não acontece

O fracasso parece rir da nossa preocupação.


Em outros, que nos desgastamos menos

O sucesso vem pousar na nossa mão.

Assim, cheio de graça, como se sempre estivesse lá.


É a cumplicidade de Deus, da natureza e do universo

A diferença e a magia em tudo que é..


É que cair ou subir

Não é o resultado final do plano

São apenas fatos

E ambos nos trazem mais sintonia com o universo.


A gente só sabe uma parte pequena de tudo

E também é só uma parte pequena do todo


Mas tudo segue

Em um plano maior


Assim, não se canse demais

Relaxe

Cuide só das coisas simples...

Que o resto se ajeita por si.



Poema

Simplicidade
Queria, queria
Ter a singeleza
Das vidas sem alma
E a lúcida calma
Da matéria presa.

Queria, queria
Ser igual ao peixe
Que livre nas águas
Se mexe;

Ser igual em som,
Ser igual em graça
Ao pássaro leve,
Que esvoaça...

Tudo isso eu queria!
(Ser fraco é ser forte).
Queria viver
E depois morrer
Sem nunca aprender
A gostar da morte.


Pedro Homem de Mello, in "Estrela Morta"










quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SIMPLICIDADE

"Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos
engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência."