sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os princípios de um educador de sucesso



"O educador deve estar sempre voltado para a questão emocional do ser em relação à questão emocional do seu alunado, visto que de nada adianta adquirir conhecimento e quando se deparar com o mundo lá fora ser um indivíduo agressivo e desumano.
Considerado como transmissor de conhecimento, o educador também deve se preparar para o exercício da cidadania.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é esclarecido a importância do ensino e da aprendizagem dos valores na educação escolar.
A formação de valores juntamente com a cidadania é a principal meta de uma escola realmente democrática e popular.
Percebe-se o quanto o educador é responsável pela formação do indivíduo, juntamente com a escola que deve desempenhar o papel de favorecer a solidariedade humana e principalmente a tolerância recíproca. Essa tolerância recíproca refere-se às diferenças humanas no jeito de ser, de falar de cada educando.

Não se pode deixar de lado a família, pois ela é considerada como principal aliada no processo ensino-aprendizagem, contribuindo até mesmo para contornar certas situações na sala de aula.
O educador deve participar de forma ativa da proposta pedagógica da instituição de ensino, bem como do processo de elaboração de tal proposta.
A pedagogia do futuro é aquela que o educador tem participação ativa nas decisões da escola, tanto na questão administrativa quanto pedagógica."
Por Elen Cristine

Conheça melhor o Projeto Professor Diretor de Turma

Conhecer melhor cada aluno, ter informações sobre sua história de vida, seus interesses, atitudes, valores e perspectivas de futuro, são algumas funções do Professor Diretor de Turma. No Projeto, cada turma fica aos cuidados de um professor que exerce a atividade de Diretor de Turma. De maneira sintética, a proposta é de acompanhamento a cada turma, por um professor, que, independente da disciplina que ministre, tenha visão do desenvolvimento de conjunto, e de cada um dos indivíduos daquela sala de aula. A iniciativa tem como objetivo principal minimizar o abandono escolar, motivar os alunos, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Por consequência, o Projeto Professor Diretor de Turma caracteriza-se, fundamentalmente, por um conhecimento aprofundado e sistematizado do aluno. Na mediação que se realiza entre os professores Diretores de Turma e os demais professores de cada turma, respectivamente, promove-se o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que, em contrapartida, oportuniza a todos os professores conhecer as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada aluno, implicando diretamente no seu desempenho escolar. A experiência vem demonstrando que, onde o Projeto Professor Diretor de Turma foi implantado, houve um elo entre a escola, os professores e a família.”
                   
                           Fonte: Plano de Atividades /Equipe de Coordenação Geral do PPDT -SEDUC/Sede(2012)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Experiências que dão certo ( Profª Solange Viana)

A professora Solange Lima Viana sugere que para ter sucesso e aceitação dos alunos na turmas onde haverá o Projeto Diretor de Turma, é indispensável:


- Apresentar o Projeto para os alunos;

- Socializar o Regimento Escolar;

- Leitura e explicação de como fazer os registros de  cada instrumental, qual sua funcionalidade e importância.




A professora Solange relatou que durante o decorrer do ano letivo, não teve registro de ocorrências na turma, não houve rejeição ao mapeamento de sala e não aconteceram reclamações dos demais professores. Disse também que a turma foi considerada a melhor turma da escola tanto no desenvolvimento como na aprendizagem.
                                                       Experiência vivenciada na turma do 1º B- 2011
                                        por Solange Lima Viana, professora de Geografia da EEFM Dep. Ubiratan Diniz Aguiar, Capistrano- CE.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Maneiras para conquistar alunos

Estas dicas você encontra no site: contato@sosprofessor.com.br, de Rosely Brito.
Ela cita 25 comportamentos que traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral.

E assim sugere:
"Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos."


1.Aprenda o nome dos seus alunos;
2.Lembre a data de aniversário deles;
3. Pergunte como eles estão e/ou como se sentem;
4.Olhe nos olhos quando conversar com eles;
5.Ria junto com eles;
6.Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles;
7.Encoraje-os a pensar grande;
8.Incentive-os a persistirem e celebre os resultados;
9.Compartilhe do entusiasmo deles;
10.Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete;
11.Ajude-os a tornarem-se experts em algo;
12.Elogie mais e critique menos;
13.Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem;
14.Respeite-os sempre;
15.Esteja sempre disponível para ouví-los;
16.Apareça nos eventos que eles realizarem;
17.Encontre interesses em comum;
18.Desculpe-se quando fizer algo errado;
19.Ouça a música favorita deles com eles;
20.Acene e sorria quando estiver longe;
21.Agradeça-os;
22.Deixe claro o que você gosta neles;
23.Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los;
24.Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso;
25.Dê-lhes sua atenção individual.


Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
contato@sosprofessor.com.br

Contato Coordenação do Projeto Professor Diretor de Turma ( 8ª CREDE )





PPDT CREDE 08
Coordenadora Regional PPDT: Paula Gomes
E-mails: apgomes2011@live.com/ paula.gomes@crede08.gov.ce.br




Feliz dia das Mulheres!!! Parabéns Professoras Diretoras de Turmas !!!

"Que o símbolo da luta que marca esta data seja exemplo de força de vontade para você alcançar seus objetivos."

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

INTERESSANTE!!! Currículo e Sala de Aula devem ser Transformados


     

( Reportagem publicada no DN. 13/11/2011/ CIDADE)

          Segundo especialista, para combater a evasão, o ambiente escolar deve se adequar à realidade do aluno. O psicólogo e mestre em Educação, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, afirma que, para reduzir a evasão escolar, os gestores precisam tornar o ambiente institucional mais atrativo, transformando o currículo para a realidade do estudante, levando o lúdico para sala de aula, desenvolvendo esporte, arte e cultura no contraturno. "A escola não pode jamais desistir do aluno. É fundamental um acompanhamento individual e visitas domiciliares para saber o verdadeiro motivo das ausências", destaca. Para o coordenador de Avaliação de Educação da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Kennedy Santos, o abandono é uma questão histórica, que não pode desaparecer em curto prazo. Segundo ele, a busca do primeiro emprego, a falta de motivação, a ausência de atrativos na escola são algumas questões que influenciam na evasão.
Porém, algumas alternativas estão se demonstrando eficazes na redução do abandono: as escolas em tempo integral e o projeto Professor Diretor de Turma. Ele explica que, desde de 2007, com a criação das escolas em tempo integral, o número de matrículas nas instituições que aderiram esse modelo aumentou significativamente. "Atualmente, temos 77 escolas em tempo integral e a evasão dessa unidade é muito pequena", avalia.
Além disso, Santos acrescenta que o projeto Professor Diretor de Turma tem colaborado para que os estudantes permaneçam na escola. O coordenador afirma que quase 100% das unidades de ensino aderiram ao programa, que elege um professor por sala para avaliar os estudantes e investigar as ausências. "Esse professor faz um acompanhamento individual, estabelece contato com a família, vai até a casa do aluno. Essa iniciativa aproxima a cada dia mais o estudante da escola", ressalta.
Apesar de várias lacunas existentes na área, como a evasão escolar e a distorção idade- série, o Ceará é o primeiro do Nordeste em índices educacionais.
Conforme o professor de História e presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, o desenvolvimento educacional está diretamente ligado ao esforço dos profissionais da educação. Contudo, para diminuir tanto a evasão escolar quanto a distorção idade-série, que segundo ele, ainda são considerados problemas graves na educação do Estado, é necessária uma política pública forte de incentivo para que os estudantes permaneçam na escola. Ele ressalta que a instituição escolar deve ser integrada com condições pedagógicas, com espaços esportivos e culturais. "É preciso valorizar a educação enquanto instrumento de formação científica, humana e profissional. Para que isso aconteça, é necessário a contratação de mais profissionais, como bibliotecários e psicólogos", opina.
Projetos do governo
Superintendência Escolar
Tem a missão de acompanhar a gestão das escolas. Acontece por meio de visitas de técnicos da Seduc às escolas
Projeto Professor Diretor de Turma
Ação em que um professor da unidade de ensino fica responsável por uma determinada turma e acompanha seu desempenho. Há contato constante com os familiares e a direção da escola
Primeiro, Aprender!
Ação conjunta e articulada das diversas disciplinas, no âmbito da rede estadual de ensino, com vistas a desenvolver a capacidade de leitura, compreensão textual e articulação lógico-formal de conteúdos.
Karla Camila Especial para Cidade (Diário do Nordeste)